P.A CONCEPT



GUIA DE MEDIDAS

1. BUSTO
Medir abaixo do braço ao redor do peito na parte mais saliente do busto. Não apertar, a fita deve estar confortável.

2. CINTURA
Medir ao redor da linha da cintura (parte mais fina). Não apertar, a fita deve estar confortável.

3. CINTURA BAIXA
Medir 4cm abaixo da linha da cintura. Não apertar, a fita deve estar confortável.

4. QUADRIL
Medir ao redor da parte mais saliente. Não apertar, a fita deve estar confortável.




As medidas da tabela são referentes às medidas aproximadas do corpo e não das roupas. Tire suas medidas e procure na tabela abaixo as que mais se aproximam do seu tamanho.



MEDIDAS DO CORPO











COMPRIMENTOS


Para facilitar suas compras, aqui estão os comprimentos médios usados nas peças ilustradas abaixo. Lembrando que são informações genéricas para melhor orientá-las, podendo haver variações nas medidas dependendo de cada peça.


BLUSAS E CAMISAS








SPENCERS E CASACOS








CALÇAS E SAIAS








VESTIDOS













DICAS DE MODA


Você já conhece seu corpo? Já sabe o que melhor valoriza suas formas e o que seria melhor evitar? Aqui apresentamos um resumo dos principais biotipos femininos para que você conheça um pouco mais sobre suas formas. Tudo para ajudá-la ao máximo em suas escolhas de moda!

Ampulheta

Ombros e quadris alinhados, com medidas quase idênticas, e cintura mais fina. Este é o famoso biótipo “vai-com-tudo”, onde tudo é proporcional e raramente você terá dificuldade em valorizar suas formas: o corpo-desejo.

ABUSE: Como suas medidas são proporcionais, dificilmente algo não lhe cairá bem. Realce sua cintura com peças de cós alto, saias e tubinhos ajustados à silhueta e não se prive de peças mais soltinhas por causa disso: você tem o controle!

EVITE: Cuidado para não extrapolar e evidenciar suas curvas de modo que sua produção pareça vulgar.  Lembre-se: você já está em vantagem.



Triângulo

Seus ombros e cintura se alinham em medidas semelhantes enquanto seus quadris e pernas se destacam, tendo medidas de maior valor que às demais. Para equilibrar suas proporções, o ideal é dar maior foco à parte superior do seu corpo, realçando seu colo e suavizando a parte inferior.

ABUSE: Procure por peças estruturadas que aumentem as proporções superiores e evidenciem seu colo, como decotes em formato “V” ou golas de ombro-a-ombro. Sobreposições com Spencers, casacos e coletes serão sempre bem-vindas. Calças e saias de corte reto são ideais para suavizar os quadris.

EVITE: Peças muito volumosas na parte inferior, como saias evasês e vestidos com muitas camadas. Calças muito ajustadas podem aumentar ainda mais a proporção dos quadris e pernas em relação às outras medidas.



Triângulo Invertido

Ao contrário do biótipo anterior, suas medidas costumam ser maiores nos ombros e busto e se afunilam nos quadris e pernas. Dessa forma, o ideal é trazer atenção à parte inferior do seu corpo, através de cortes que se alinhem aos ombros, igualando as proporções.

ABUSE: Se jogue em regatas de alças finas e blusas com peplum, saias e vestidos evasês e/ou com babado na barra e calças em corte flare. O ideal é sempre chamar à atenção para a parte inferior, criando um volume estratégico que traz proporção às suas medidas.

EVITE: Peças muito justas ou afuniladas na parte inferior, ombreiras ou blusas que criem maior volume em seus ombros. Mangas muito largas ou cortes muito amplos na parte superior podem aumentar ainda mais a medida de seus ombros.



Retângulo

Suas medidas dos ombros, cintura e quadris são quase as mesmas, sem muitas curvas, o que te dá maior liberdade para escolher qual região evidenciar.

ABUSE: Como suas medidas são semelhantes, é aconselhável a escolha por peças que criem uma sensação de cintura mais fina, como vestidos que tenham recortes na cintura, detalhes bicolores e peças que em corte evasê.

EVITE: Peças desestruturadas que não equilibrem nenhuma de suas proporções. Procure sempre trazer o foco para alguma região. Descarte peças muito soltas ou sobreposições sem equilíbrio algum.



Oval

Suas formas são mais curvilíneas, de busto e quadris fartos, com medidas de ombro, cintura e quadris aproximadas. Sendo assim, para alongar a silhueta, procure destacar colo, pernas e rosto.

ABUSE: Peças que alonguem sua silhueta são sempre boa pedida, como decotes em formato “V” e calças flare. Vestidos que tenham laterais em tons mais fechados, com recortes estratégicos, também são uma ótima dica para afinar a cintura. Crie produções que a evidenciem, dando sempre preferência a peças de cós alto.

EVITE: Peças muito soltas ou largas demais, que criem volume e não equilibrem suas proporções. Estampas de motivos horizontais e peças com muitas camadas também não são aconselháveis.