Seja bem vindo(a)!

Espaço Interativo
Swipe to the right

7 Estilos? Qual é o meu?

Postado por Helena Yoshimoto 1779 Views 8 comentários

Olá, mulheres queridas!

Hoje nossa conversa começa com uma pergunta que pode intrigar a muitas: qual o seu estilo? - “ué, mas eu tenho um estilo?”. A resposta é sim! Todas nós temos um ou mais estilos que nos representam em nossos momentos de vida.

Erroneamente, consideramos estilosas somente pessoas que carregam muita informação de Moda na escolha de seus looks, mas ter estilo não é exclusividade delas.

Segundo Alyce Parsons, existem Sete Estilos Universais e todos nós podemos nos identificar com um ou mais deles. Ela classificou três deles como “base”, e os outros demais apresentam características mais expressivas e delineadas. Os estilos são: Esportivo (ou Natural), Tradicional, Elegante (estes três primeiros são os considerados “base”), Romântico, Sensual, Criativo e Dramático - também conhecido como Moderno.


“Os 7 Estilos Universais” / Fonte: http://universalstyleintl.com/



Mas o que cada um destes estilos representa, afinal de contas? O que poucas pessoas sabem é que os estilos não dizem respeito somente aos gostos pessoais sobre Moda, ou o quanto cada pessoa conhece e se interessa a respeito. Os estilos, na realidade, refletem nossas personalidades, identidades e características pessoais. Você perceberá isso a medida em que formos descrevendo cada estilo. Pois bem, vamos a eles:

Esportivo-Natural: É considerado um dos estilos base e tem pegada mais leve e despojada. Costuma utilizar vários elementos do universo esportivo que conferem conforto e praticidade, como tênis, flats e flatforms, malhas, moletons, nylon e afins. No universo da alfaiataria, podemos mencionar as calças chino, camisas de tecidos mais leves, como viscose e linho, e blazers de corte mais alongado, de sarja ou malhas mais encorpadas. O estilo passa visualmente a mensagem de uma personalidade leve, prática, acessível, casual, alegre, simples, amigável, despretensiosa e até mesmo a impressão de alguém com hábitos saudáveis. Para não passar a mensagem errada de relaxo, vale alguns cuidados, como sempre dar atenção aos acessórios, evitar roupas amassadas ou que não tenham um bom caimento, como peças soltas ou justas demais. Cuidados pessoais com a pele, cabelos e unhas também ajudam a deixar o estilo sempre em dia e com a mensagem correta.

Fonte: Pinterest

Tradicional: É o segundo estilo considerado “base”, e quem se identifica com ele tem maior preferência por peças mais clássicas e, muitas vezes, discretas. Cortes mais retos, tecidos mais estruturados, cores sóbrias e acessórios mais sutis. Geralmente opta por sapatos de estilo clássico e em tons neutros. O estilo transmite a mensagem de autoridade, respeitabilidade, conservadorismo, gosto refinado, organização, lealdade, formalidade e responsabilidade. Para não comunicar uma mensagem equivocada de um visual retrógrado, ou até de certa inacessibilidade, busque acrescentar pontos de cor em seus looks, usar acessórios que estejam dentro das tendências e tenham mais informação de Moda, modelagens e recortes mais modernos e esteja sempre em dia com os cuidados com a pele, unhas e cabelos.

Fonte: Pinterest

Elegante: Assim como os dois estilos mencionados anteriormente, este também é parte da tríade que compõe as bases nos Sete Estilos Universais e pode ter algumas semelhanças com o estilo tradicional, porém com mais informação de Moda. O estilo, também denominado como “Requintado”, é preferido por pessoas que tem gosto apurado e estão antenadas nas novidades. Ele mescla perfeitamente o estilo clássico e chique com tendências de cores, estampas, modelagens e acessórios. Gosta de usar bolsas, sapatos e tecidos que estejam atualizados e dentro das últimas novidades no mundo da Moda, sem perder a sofisticação. A mensagem transmitida visualmente pelo estilo é de uma pessoa bem-sucedida, imponente, reservada, impecável, culta, agradável e de prestígio. É necessário, porém, ter certo cuidado para que os excessos de detalhes e informações de Moda nas produções não reflitam a mensagem de uma pessoa inacessível e altiva.

Fonte: Pinterest

Criativa: Um dos estilos que possui assinatura forte e irreverente, a mulher que se identifica com este estilo é ousada, alegre e gosta de novidades em todos os aspectos. O estilo diz respeito a personalidades fortes, extrovertidas, dinâmicas, divertidas, que gostam de fugir do convencional e que, como o próprio nome já diz, são super criativas. O estilo faz muito uso de cores, estampas, modelagens anticonvencionais, acessórios expressivos e coloridos, além de muitas vezes ousar também nos cabelos. Muitas pessoas podem não ter um estilo prioritariamente criativo, mas sentem que possuem certo toque de criatividade, aflorando este lado através dos detalhes, como cores e acessórios - ou ambos. Mas, para as criativas, alguns cuidados são necessários a fim de não tornar o estilo “diferente” até demais: é muito importante que se saiba bem os códigos de Moda, para que as misturas de cores e estampas não fiquem desconexas. Também é bom saber de antemão que, talvez, o estilo não seja bem digerido por todos e que, apesar de sua personalidade vívida, é necessário adaptá-lo caso seu ambiente de trabalho exija um Dress Code mais formal.

Fonte: Pinterest

Romântica: O estilo exalta a feminilidade de forma delicada. Mulheres que se sentem representadas por este estilo costumam ter uma personalidade doce, sonhadora, amorosa, gentil e delicada. Apresenta visualmente a característica de uma mulher atenciosa, bondosa e compreensiva. Mulheres de estilo romântico gostam de tons suaves, detalhes femininos, como os babados e bordados, tecidos delicados, como a seda e a renda, e acessórios sutis. Costumam valorizar suas curvas deixando a cintura mais evidente e são super adeptas das modelagens evasê e godê. É necessário estar atenta para que a mensagem transmitida não seja a de fragilidade, insegurança ou até infantilidade. Para isso, pequenos cuidados na escolha das estampas e na mistura de texturas e volumes pode ajudar a incorporar mais maturidade na composição do look.

Fonte: Pinterest

Sensual: Diferente de “sexual” ou “vulgar”, o estilo Sensual (que se traduzido ao pé da letra do termo em inglês seria chamado de “Sedutor - Magnético”) é tão feminino quanto o Romântico, mas ao invés de valorizar a feminilidade da mulher de forma delicada, ele valoriza seu aspecto cativante e atraente. As mulheres que se identificam com este estilo são ousadas, enigmáticas, tem personalidade forte, são desinibidas, além de serem naturalmente atraentes. Ao contrário do que muitos pensam, não são as roupas que agregam esta qualidade cativante, e sim a mulher que já carrega em si mesma essa característica atraente - as roupas são apenas excelentes instrumentos para salientá-la. Porém, como todos os estilos anteriormente vistos, a mulher sensual também precisa tomar pequenos cuidados na hora de escolher suas roupas para não acabar cruzando a linha tênue entre o sensual e o vulgar. Também é necessário adaptar seu estilo ao seu ambiente de trabalho, respeitando o Dress Code para não ficar inadequada ao ambiente corporativo. Para isso, equilibre sempre o jogo revela-esconde para não deixar o corpo muito à mostra, além de buscar também suavizar os tecidos, para não abusar dos de aspecto muito pesado ou muito justo.

Fonte: Pinterest

Dramático - Moderno: O estilo costuma ser aderido por mulheres de personalidade forte, com um ar mais urbano e cosmopolita. Visualmente, tem característica mais minimalista, abusando de cores sóbrias e frias, refletindo em uma mensagem visual de uma mulher intensa, jovem, antenada, exigente e introspectiva. É necessário tomar cuidado para que a imagem não fique carregada demais, aparentando certa rigidez, distanciamento e inacessibilidade. Para isso, suavize nos tecidos e tente acrescentar um pouco de cor ao look.

Fonte: Pinterest

E então, agora que todos os estilos estão descritos aqui, queremos saber: com qual você mais se identificou? Lembrando que você pode ter mais de um estilo com o qual se identifica!

Agora que você já identificou seu(s) estilo(s) pessoal(is), sente que ainda encontra alguma dificuldade de assumi-lo no seu dia-a-dia? Ou, caso você já sinta que está super em dia com seu estilo, ainda assim sente alguma dificuldade de valorizá-lo no Dress Code do seu trabalho?
Enfim, são tantas coisas que gostaríamos de saber de vocês acerca dos estilos pessoais de cada uma que já estamos super ansiosos! Comentem à vontade. O tema mais recorrente servirá de inspiração para o próximo post sobre estilo!

Com muito carinho,

Helena Yoshimoto
Consultora de Imagem na P.A CONCEPT

claudia camila neto 12 de março de 2019 at 10:46
Adorei saber sobre os estilos! me identifico muito com o esportivo-natural e dramático-moderno, e em alguns momentos com o romântico e criativo. Seria legal mais posts direcionados para os estilos próprios pra cada ocasião, porque dependendo do local o estilo dá uma variada...
Helena Yoshimoto - Consultora de Imagem 12 de março de 2019 at 13:24
Adorei a sugestão, Claudia! Já estava nos planos, vou amar criar este conteúdo! ;)
Ana Paula Abade 18 de março de 2019 at 14:18
Amo cada dica... Sou bem tradicional ... Mais percebi que mesmo os modelos mais moderninhos combina com várias ocasiões.
Fabiana 18 de março de 2019 at 15:46
Amei parabéns pelo conteúdo.
Liliane Santos 18 de março de 2019 at 20:18
Amei este espaço interativo!!!
Claudia Clementino 19 de março de 2019 at 06:51
Me identifico com o estilo elegante, criativa e o sensual
Rafaela amorim 19 de março de 2019 at 09:11
Amei, o conteúdo me identifico com 3 estilos rsrs. Amo o Esportivo-Natural para ir na faculdade, me sinto mais leve e confortável. O Elegante e Tradicional vou para a igreja aos finais de semana.
Nilda Frota 25 de junho de 2019 at 09:39
Excelente conteúdo, bem informativo. Descobri que de dia eu sou mais tradicional/ elegante e de noite mais Romântica/ Dramática. Ótimas sugestões para dar up no look diário.
magework-popup
Assine nossa newsletter!
Cupom: